Validar indicador usuários totais

A métrica “Usuários” é um indicador dedicado somente para dados extraídos pela integração Google Analytics. Seus dados são extraídos pela quantidade total de usuários distintos que acessaram o domínio, que podem ser sites ou aplicativos, que ativaram um evento (qualquer evento) que foi cadastrado por parte do dono deste domínio.


A definição dada pelo Google e a nomenclatura do indicador utilizado é:

Total de Usuários: O número de usuários distintos que registraram pelo menos um evento, independentemente do site ou aplicativo estar em uso quando o evento foi registrado.

Esta é uma métrica bem interessante para análises de tráfego em seu site ou aplicativo. Sendo possível fazer combinações com dimensões para indicar de forma efetiva se existe algum problema, e como também se as ações feitas para melhor o tráfego em seu domínio estão dando frutos. Dentre as possíveis análises, podemos enumerar: 


- Usuários por Dispositivo: esta análise mostra a quantidade de usuários que estão acessando os diversos tipos de dispositivos.  É uma análise importante para poder verificar novas possibilidades de investimento e público alvo.


- Usuários por Data: mostra a quantidade de usuários que acessaram por dia. Ajuda a identificar padrões de dias específicos para investimento em publicidade.


Ressaltamos que há particularidades que devem ser levadas em consideração ao comparar os dados de usuários do Google Analytics com os dados da PlanD: atente-se para a definição “distintos” e considere a forma com a que são gerados os relatórios do Google Analytics e da PlanD.


Essa métrica calcula a quantidade de usuários distintos, ou seja, usuários únicos durante certo período de tempo. Para o Google, que possui em seu banco de dados uma forma de identificar todos os usuários, independentemente do período que for inserido, quando for filtrado seu relatório de usuários em qualquer faixa de tempo serão identificados os usuários distintos. Porém, esse é um processo difícil de ser implementado por qualquer ferramenta de análise de dados que depende de extrações de dados para replicar os mesmos resultados.


É importante entender a forma como a PlanD extrai os dados do Google Analytics. Nossa solução extrai diariamente cerca de 10 combinações de dimensões e métricas. Em todas essas combinações é utilizada a dimensão “dia” em seu agrupamento. Dessa forma podemos verificar que, para usuários distintos, teremos a quantidade de usuários distintos por dia.  Ao contrário do relatório no Google Analytics onde são obtidos os resultados dos usuários únicos durante um período de tempo dinâmico, ou seja, para qualquer período em que seja inserido em seu filtro.


Desta forma, poderá existir certa diferença pela impossibilidade de identificar dinamicamente os usuários distintos para qualquer faixa de tempo. É feita a soma da quantidade de usuários únicos em cada dia, e então somando o total. Segue exemplo para esclarecimento:
 

 

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Total de Usuários

Google Analytics

Usuário X entrou

Usuário X entrou

Usuário X entrou

1

PlanD

Usuário X entrou

Usuário X entrou

Usuário X entrou

3

 

Nesse exemplo podemos ver a diferença existente na contagem de um Usuário X. Durante três dias, esse mesmo usuário entrou no domínio realizando sua contagem no Total de Usuários. Como a extração dos dados de total de usuários são diários em nossa ferramenta, o usuário X realizou um acesso distinto por dia, somando um total de três usuários. 

Já para o Google Analytics, que tem a possibilidade de verificar a distinção dos usuários, ele irá contar somente um acesso de usuário.

 Também deve ser considerada a forma com que o Google Analytics realiza a contagem dos dados a serem mostrados em seus relatórios. Atentar para algumas particularidades:


 - Levar em consideração as dimensões e métricas que estão sendo utilizadas no relatório de análise. Existem casos onde há diferença nos resultados de uma análise com relação a uma métrica em específico, por exemplo, quantidade de usuários. Porém, devido as diversas formas com que os dados podem fazer suas combinações, é MUITO IMPORTANTE conferir se todas as dimensões e métricas utilizadas em seu relatório do Google Analytics sejam iguais a análise na PlanD. Incluindo, ou mesmo excluindo dimensões, métricas, filtros, faixa de tempo e propriedades, ocasionará diferença no resultado de sua análise.

- A forma como é feita a contagem da quantidade de usuários. Como visto na definição do Google Analytics sobre o Total de Usuários, ele somente realizará a contagem do usuário caso ele seja distinto e também realize um EVENTO em seu domínio. Isso se dá devido a forma como o Google Analytics realiza a contagem baseada em eventos. Assim, caso não exista nenhum evento configurado no início da sessão do usuário, não haverá contagem no Total de Usuários.
 

Se após a validação persistirem dúvidas, entre em contato com o suporte através do e-mail dados@pland.com.br ou pelo número (11)99559-3893.